top of page
HERPES

A infecção pelo Vírus  do Herpes Simples (HSV) ocorre de duas formas:

 

  • Infecção Primária, em pessoas que não possuem anticorpos na circulação;

 

  • Infecção Recorrente, em pessoas que já possuem esses anticorpos.

O QUE É?

O herpes simples é uma doença infecciosa aguda, considerada a segunda virose humana mais comum, atrás das infecções respiratórias virais. O Vírus do Herpes Simples (HSV) se hospeda nos gânglios nervosos e afeta principalmente a pele, mucosas, olhos e sistema nervoso central. Existem dois tipos do vírus do herpes simples: Tipo 1 (HSV-1), que afeta geralmente a face, lábios, boca e pele  da face superior do corpo; Tipo 2 (HSV-2), que afeta usualmente os órgão genitais e pele da parte inferior do corpo. Existem ainda dois outros vírus do mesmo grupo do HSV: Varicela-Zoster e Epstein-Barr.

Durante a infecção primária que ocorre geralmente em crianças, surge na boca e lábios uma lesão muito comum: a Estomatite Herpética Primária, que são vesículas (bolhas) amareladas cheias de líquido, que se rompem e formam úlceras (feridas) extremamente dolorosa, estas úlceras cicatrizam espontâneamente entre 7 e 14 dias sem deixar marcas.

A infecção recorrente usualmente acomete adultos e se manifesta como uma forma atenuada da infecção primária. Pode ocorrer em intervalos extremamentes variáveis e está frequentemente associada a traumatismo, stress, menstruação, gravidez, infecção respiratória, perturbação emocional, alergia, exposição a luz solar e distúrbio gastrointestinal.

 

TRATAMENTO

  • O tratamento convencional com medicamentos anti-virais geralmente é insatisfatório, pois a doença segue seu curso até o fim com ou sem o medicamento.

 

  • O tratamento mais eficiente e que tem obtido grande sucesso Ã© a Laserterapia, um processo sem dor que utiliza Laser de baixa potência, tem mostrado ser eficiente tanto na prevenção, que diminue a intensidade das lesões, como no aceleramento do processo de cura fazendo com que cicatrizem com mais rapidez.

bottom of page